Estratégias para escolher a profissão e caminhos para entrar na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/educ.2021.24.1.1

Palavras-chave:

Acesso à educação, conselho, acesso à educação universitária, escolha profissional, ensino superior, orientação profissional

Resumo

Nesta pesquisa, procura-se identificar as estratégias utilizadas por um grupo de estudantes durante seu processo de ingresso a um curso superior oficial em uma universidade mexicana. O estudo foi realizado sob a abordagem qualitativa, mediante 12 entrevistas em profundidade com estudantes de Medicina, Enfermagem e Engenharia de Sistemas Pecuários. Os dados foram interpretados com base nas categorias de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu. Na análise, foi identificado como o interesse por fazer um curso superior surge, bem como quatro caminhos de ingresso: escolha precoce, avaliação de possibilidades, escolha tardia pouco informada e mudança de aspiração, além da variante “voltar a realizar processos”. Como conclusão, mostra-se que o ingresso ocorre em um processo dialético entre as subjetividades dos estudantes (capital e habitus) e as regras e as condições que o campo universitário estabelece.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ignacio Pérez Pulido, Universidad de Guadalajara, Centro Universitario de Los Altos

Profesor Investigador Asociado C Departamento de Estudios Jurídicos, Sociales y de la Cultura Centro Universitario de Los Altos Universidad de Guadalajara

Luis Felipe Gómez López, Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente

Profesor e investigador emérito del Departamento de Psicología, Educación y Salud del Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (ITESO); 

Referências

Bernardi, F. y Cebolla-Boado, H. (2014). Previous school results and social background: Compensation and imperfect information in educational transitions. European Sociological Review, 30(2), 207-217. https://doi.org/10.1093/esr/jct029

Bourdieu, P. (1990). Sociología y cultura. Conaculta-Grijalbo.

Bourdieu. P (2002). Campo de poder, campo intelectual. Itinerario de un concepto. Montressor.

Bourdieu, P. (2008). Homo academicus. Siglo XXI.

Bourdieu, P. y Passeron, J.C. (2003). Los herederos. Siglo XXI.

Bourdieu, P. y Wacquant, L. (1995). Respuestas por una antropología reflexiva. Grijalbo.

De Garay, A. (2004). Integración de los jóvenes en el sistema universitario. Prácticas sociales, académicas y de consumo cultural. Pomares.

Edgerton, J. D. y Roberts, L. W. (2014). Cultural capital or habitus? Bourdieu and beyond in the explanation of enduring educational inequality. Theory and Research in Education, 12(2), 193-220. https://doi.org/10.1177/1477878514530231

Farías, I. (2010). Adieu à Bourdieu? Asimetrías, límites y paradojas en la noción de habitus. Convergencia, 54 (septiembre), 11-34. http://www.scielo.org.mx/pdf/conver/v17n54/v17n54a1.pdf

García, J., Ávila, D., Vargas, M. y Hernández, C. (2015). Acerca de la feminización de profesiones. Caso: la docencia en preescolar en la Ciudad de México. Revista de Estudios de Género: La Ventana, 5(42), 129-151. http://www.scielo.org.mx/pdf/laven/v5n42/1405-9436-laven-5-42-00129.pdf

García, J., Hernández, C. I. y Moreno, D. (2012). Campos profesionales sexualizados. La era femenina en educación. Revista Entre Maestr@s, 16/17(59/60), 78-88. http://editorial.upnvirtual.edu.mx/index.php/entre-maestrs/10-revista-entre-maestr-s/382-numero-59-60

González, Á. (2014). Aspirar a una universidad selectiva y concretar las aspiraciones: factores determinantes. Calidad en la Educación, 40 (julio), 235-267. https://doi.org/10.4067/S0718-45652014000100008

González, Á. (2016). Cultura institucional de promoción de estudios universitarios y proceso de elección de estudios. Estudios Pedagógicos, XLII(3), 171-189. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052016000400009

Grodsky, E. y Riegle-Crumb, C. (2010). Those who choose and those who don’t: Social background and college orientation. The annals of the American Academy of Political and Social Science, 627(1), 14-35. https://doi.org/10.1177/0002716209348732

Guerra, M. I. (2009). Trayectorias formativas y laborales de jóvenes de sectores populares. Anuies.

Guzmán, C. (2012). Quedar afuera: experiencias y vivencias de los jóvenes que no logran ingresar a la universidad. Cultura y Representaciones Sociales, 6(12), 131-164. http://www.culturayrs.unam.mx/index.php/CRS/article/view/418

Guzmán, C. y Saucedo, C. (2005). Aproximaciones y elaboraciones conceptuales sobre los alumnos. Aportes de diversos países. En P. Ducoing (ed), Sujetos, actores y procesos de formación. T. II: La investigación sobre alumnos en México: recuento de una década (1992-2002) (pp. 649-658). Comie.

Hegna, K. (2014). Changing educational aspirations in the choice of and transition to post-compulsory schooling–a three-wave longitudinal study of Oslo youth. Journal of Youth Studies, 17(5), 592-613. https://doi.org/10.1080/13676261.2013.853870

Langenkamp, A. G. y Shifrer, D. (2011). Developing a college-going habitus: How families and schools influence first generation students. [Paper] Annual Meeting of the American Sociological Association Annual Meeting, Caesar’s Palace, 1-35. http://citation.allacademic.com/meta/p507294_index.html

Lehmann, W. (2014). Habitus transformation and hidden injuries: Successful working-class university students. Sociology of Education, 87(1), 1-15. https://doi.org/10.1177/0038040713498777

Macías, G. G., Caldera, J. F. y Iñiguez, M. de J. (2011). Evolución de la matrícula femenina en la educación superior de la región Altos Sur de Jalisco: el caso del Centro Universitario de los Altos. Revista de Educación y Desarrollo, 18 (julio), 1-26. https://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/18/018_Macias.pdf

Navarro, C. y Casero, A. (2012). Análisis de las diferencias de género en la elección de estudios universitarios. Estudios sobre Educación, 22, 115-132. https://revistas.unav.edu/index.php/estudios-sobre-educacion/article/view/2075/1940

Miller, D. (2015). Exploración del vínculo entre trayectorias escolares y marcos normativos en la Universidad Autónoma. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 6(17), 21-37. https://doi.org/10.1016/j.rides.2015.10.001

Mota, M. (2013). El habitus internético escolar de estudiantes de la Universidad Autónoma de Aguascalientes. [Tesis doctoral en Educación] Instituto Superior Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, Guadalajara. https://rei.iteso.mx/handle/11117/1203

Ochoa M., R. (2000). El College Board. Efectos sociales y académicos de los criterios de selección de alumnos en una universidad pública. Universidad de Guadalajara.

Piñero, M. S. L. (2015). Factores asociados a la selección de carrera: una aproximación desde la Teoría de la Acción Racional. CPU-e. Revista de Investigación Educativa, 20, 72-99. https://doi.org/10.25009/cpue.v0i20.1288

Pérez, F. y Villarruel, M. (2016). Desigualdad en el acceso educativo en México: un estudio con sujetos egresados de un bachillerato tecnológico de alto desempeño. Revista Electrónic@ Educare, 20(3), 1-22. https://doi.org/10.15359/ree.20-3.21

Reay, D., David, M. y Ball, S. (2001). Making a difference?: Institutional habituses and higher education choice. Sociological Research Online, 5(4), 1-12. https://doi.org/10.5153/sro.548

Rodríguez, S., Fita, E. y Torrado, M. (2004). El rendimiento académico en la transición secundaria-universidad. Revista de Educación, 334, 391-414. http://www.revistaeducacion.educacion.es/re334/re334_22.pdf

Rodríguez, M. C., Peña, J. V. y García, O. (2016). Estudio cualitativo de las diferencias de género en la elección de opciones académicas en los estudiantes del bachillerato científico-técnico. Teoría de la Educación, 28(1), 189-207. https://doi.org/10.14201/teoredu2016281189207

Silva, M. y Rodríguez, A. (2012). El primer año universitario entre jóvenes provenientes de sectores de pobreza: un asunto de equidad. Anuies.

Subero, D. y Esteban-Guitart, M. (2017). La mejora de las expectativas educativas en un centro abierto de Barcelona. Un proyecto de orientación educativa para jóvenes en riesgo de exclusión social. Cultura y Educación, 29(2), 285-394. https://doi.org/10.1080/11356405.2017.1306989

Taylor, S. J. y Bogdan, R. (1996). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidós.

Velasco, D. (2000), Habitus, democracia y acción popular. La sociología de Pierre Bourdieu aplicada a un estudio de caso. Iteso.

Warren, C. (2001). Qualitative interviewing. En J. F. Gubrium y J. A. Holstein (eds.), Handbook of interview research (pp. 83-101). Sage.

Publicado

2021-05-20

Como Citar

Pérez Pulido, I., & Gómez López, L. F. (2021). Estratégias para escolher a profissão e caminhos para entrar na universidade. Educación Y Educadores, 24(1), 7–29. https://doi.org/10.5294/educ.2021.24.1.1

Edição

Seção

Pedagogia universitária