Educação: meio reparador de vítimas e vitimários do conflito armado colombiano
DOI:
https://doi.org/10.5294/educ.2021.24.1.5Palavras-chave:
Colômbia, conflito armado, educação escolar, educação para a paz, educação para o desarmamento, guerra, pedagogia social, resolução de conflitosResumo
Neste artigo, é apresentada uma análise da educação como ponte entre vítimas e vitimários do conflito armado colombiano, para desenvolver processos de reparação e reconciliação entre eles. Tanto o material textual quanto sua análise partem da experiência do autor em processos de reconciliação ao longo de dez anos. A experiência é exposta em quatro partes. Na primeira, é caracterizado o contexto no qual o processo de formação foi realizado; na segunda, é feita a análise de quatro elementos relevantes do processo de reparação e reconciliação entre vítimas e vitimários (encontros terapêuticos de reconciliação, inclusão escolar, convivência como fator reconciliador e acompanhamento psicossocial); na terceira parte, é mostrado como esses elementos permitiram realizar processos reais de reparação e reconciliação entre ambos os grupos populacionais. Por último, é justificado e evidenciado o papel preponderante da educação como meio transformador na população em condição de vulnerabilidade psicossocial.
Downloads
Referências
Alonso, M. y Valencia, G. (2008). Balance del proceso de desmovilización, desarme y reinserción de los bloques Cacique Nutibara y Héroes de Granada de la ciudad de Medellín. Estudios Políticos, 33, 11-34. Recuperado de: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0121-51672008000200002&script=sci_arttext
Aristizábal, E., et al. (2012). Síntomas y traumatismo psíquico en víctimas y victimarios del conflicto armado en el Caribe colombiano. Psicología desde el Caribe, 29(1), 123-152. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/213/21323171008.pdf
Ansermet, F. y Mejía, C. (1999). Trauma y lenguaje. Notas para una metodología de investigación clínica. En Servicio Universitario de Psiquiatría para Niños y Adolescentes (supea), psiquiatría pediátrica anexa al CHUV, Hospital Nestlé, CH-1011 Lausanne-CHUV. Francia. N° 47, 30.
Ávila, A., Rojí, B. y Saúl, L. (2011). Introducción a los tratamientos psicodinámicos. Lerko.
Baró, M. (1989). La violencia política y la guerra como causas del trauma psicosocial en El Salvador. Revista Psicológica de El Salvador, 7, 28, 123-141. Recuperado de: https://www.uca.edu.sv/coleccion-digital-IMB/wp-content/uploads/2015/11/1988-La-violencia-pol%c3%adtica-y-la-guerra-como-causas-del-trauma-RP1988-7-28-123_141.pdf
Baz, M. (2007). La intervención grupal: finalidades y perspectivas para la investigación. Área 3. Cuadernos de Temas Grupales e Institucionales, 11 (primavera). Recuperado de: http://www.area3.org.es/sp/item/141/M.%20Baz:%20La%20intervenci%C3%B3n%20grupal:%20finalidades%20y%20perspectivas%20para%20la%20investigaci%C3%B3n
Bisquerra, R. (2012). Orientación, tutoría y educación emocional. Síntesis.
Bolaños, T. y Biel, I. (2019). La justicia transicional como proceso de transformación hacia la paz. Revista Derecho PUCP, 83, 415-442. Recuperado de: http://www.scielo.org.pe/pdf/derecho/n83/a14n83.pdf
Busso, G. (2001). Vulnerabilidad social: Nociones e implicancias de políticas para Latinoamérica a inicios del siglo XXI. [Ponencia] Seminario Internacional Las diferentes expresiones de la Vulnerabilidad Social en América Latina y el Caribe, Naciones Unidas, Santiago de Chile. Recuperado de: http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/vulnerabilidad-social-nociones-e-implicancias-de-politicas-para-latinoamerica-a-inicios-del-siglo-xxi.pdf
Casullo, M. M. (2005). La capacidad para perdonar desde una perspectiva psicológica. Revista de Psicología, 23(1), 39-63. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337829529002
Cendales, L. y Torres, A. (2006). La sistematización como experiencia investigativa y formativa. La Piragua, 23. Recuperado de: http://www.cepalforja.org/sistem/bvirtual/?p=710
Centro Nacional de Memoria Histórica (2015). Rearmados y reintegrados. Panorama posacuerdos con las AUC. Recuperado de: http://www.centrodememoriahistorica.gov.co/descargas/informes2015/desmovilizacionDesarmeReintegracion/desmovilizacion-y-reintegracion-paramilitar.pdf
Coderch, J. (2012). Realidad, interacción y cambio psíquico. Ágora Relacional.
Coll, C. (1991). Psicología y currículum. Paidós.
Cortés, C., Colorado, L., Serna, M. y Restrepo, M. (2011). Centro de formación para la paz y la reconciliación cepar: Un aporte a la paz desde la educación y la convivencia. Programa Paz y Reconciliación, Secretaría de Gobierno Alcaldía de Medellín.
Da Trindade. E. y Santos, A. (2015). Educación y aprendizaje a lo largo de la vida: los adultos y la enseñanza superior. Sintética, 45. 1-20. Recuperado de: https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/583
Di Bártolo, I. (2016). El apego: cómo nuestros vínculos nos hacen quienes somos. Lugar Editorial.
Echeita, G. y Ainscow, M. (2011). La educación inclusiva como derecho. Marco de referencia y pautas de acción para el desarrollo de una revolución pendiente. Tejuelo. Revista de Didáctica de la Lengua y la Literatura, 12, 26-46. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10486/661330
Fierro, M. (2013). Convivencia inclusiva y democrática. Una perspectiva para gestionar la seguridad escolar. Sintética, 40, 1-18. Recuperado de: https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/47
García Correa, A., Ferreira Cristofolini, G. (2005). La convivencia escolar en las aulas. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 163-183. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832309012.pdf
Hand, H. (2003). The mentor’s tale: a reflexive account of semi-structured interviews. Nurse Researcher, 10(3), 15-2. DOI: http://doi.org/10.7748/nr2003.04.10.3.15.c5893
Harto, de V. (2016). La construcción del concepto de paz: paz negativa, paz positiva y paz imperfecta. Cuadernos de Estrategia, 183, 119-146. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5832796
Hernández, I. y Gutiérrez, L. (2014). Manual básico de primeros auxilios psicológicos. Universidad de Guadalajara. Centro Universitario de Ciencias de la Salud. Recuperado de: https://psicologosemergenciasbaleares.files.wordpress.com/2016/08/manual-primeros-auxilios-psicolc3b3gicos_2014.pdf
Ibáñez, T. (1990). Aproximaciones a la Psicología Social. Asendai.
Jover, D. (2013). El poder de la educación para transformar la sociedad. Cambio Social y Cooperación en el Siglo XXI, 2, 82-94. Recuperado de: http://biblio3.url.edu.gt/PubliED/CambioSyC/6-Jover.pdf
López, D., et al. (2009). Proyecto inclured: inclusión en la escuela de adultos. Revista Española sobre Discapacidad Intelectual, 40(2), 22-37. Recuperado de: https://sid.usal.es/idocs/F8/ART19428/david_lopez.pdf
López, V. (2014). Convivencia escolar. Apuntes. Educación y Desarrollo Post-2015, 4. Recuperado de: https://repasopcmasumet.files.wordpress.com/2018/09/convivencia-escolar-unesco1.pdf
Martínez, V. (2014). Habilidades para la vida: una propuesta de formación humana. Itinerario Educativo, 28(63), 61-89. DOI: https://doi.org/10.21500/01212753.1488
MEN - Ministerio de Educación Nacional (2013). Ley No. 1620 “Por la cual se crea el sistema nacional de convivencia escolar y formación para el ejercicio de los derechos humanos, la educación para la sexualidad y la prevención y mitigación de la violencia escolar”. Recuperado de: https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-327397_archivo_pdf_proyecto_decreto.pdf
Noguchi, F., Guevara, J. y Yorozu, R. (2018). Aprendiendo a lo largo de toda la vida para el desarrollo sostenible. unesco. Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265174
ODDR - Observatorio de Procesos de Desarme, Desmovilización y Reintegración (2010). Los procesos de desarme, desmovilización y reintegración: buenas prácticas y retos. Universidad Nacional de Colombia. Recuperado de: http://www.humanas.unal.edu.co/observapazyconflicto/files/4414/3584/9809/ODDR_Buenas_practicas_y_retos_mayo_2010.pdf
PNUD - Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo (2006). Modelo de intervención, regreso a la legalidad. Buenas prácticas para superar el conflicto.
Rawat, P. (2020). Escúchate. Encuentra la paz en un mundo ruidoso. Nomos.
Rodríguez, A. G. (2018). Construcción de normas: una experiencia desde el clima de aula. Eleuthera, 18, 13-30. Recuperado de: http://www.scielo.org.co/pdf/eleut/v18/2011-4532-eleut-18-00013.pdf
unesco (2015). Educación 2030. Declaración de Incheon. Hacia una educación inclusiva, equitativa y de calidad y un aprendizaje a lo largo de la vida para todos. Recuperado de: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/pdf/ESP-Marco-de-Accion-E2030-aprobado.pdf
Vera, M. (2018). Comprensiones y reflexiones sobre la acción psicosocial en el contexto educativo. Documentos de Trabajo ecsah, 2, 2-3. Recuperado de: https://doi.org/10.22490/ECSAH.2847
Zapata, C., Gómez, M. y Rojas, M. (2010). Modelado de la relación de confianza profesor-estudiante en la docencia universitaria. Educación y Educadores, 13(1), 77-90. Recuperado de: http://www.scielo.org.co/pdf/eded/v13n1/v13n1a06.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educación y Educadores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.