Ensinar teologia em universidades católicas colombianas: acertos e interpelações
DOI:
https://doi.org/10.5294/edu.2021.24.3.2Palavras-chave:
Educação cristã, ensino da teologia, pedagogia universitária, práticas de ensino, universidades católicas, ensino superior, teologia, universidade, humanidadesResumo
As práticas de ensino das disciplinas de índole teológica oferecidas por universidades católicas a todos os estudantes em resposta a sua missão e a seu desejo de formação integral são o tema deste artigo, cujo objetivo é caracterizar essas práticas com relação às concepções de teologia, às intencionalidades formativas, aos conteúdos, aos métodos, aos recursos e à avaliação. O método da pesquisa é o estudo de casos múltiplos e foi realizado em quatro universidades da Colômbia (duas em Bogotá e duas em Cali). Em seu propósito de identificar as construções metodológicas e as ações intencionadas que são implementadas para que os estudantes aprendam a pensar teologicamente na realidade, constatou-se que existem preconceitos por parte dos estudantes que vão desaparecendo ao longo do curso; que os professores não estão vinculados a uma única abordagem pedagógica e, em consequência, não é identificada uma didática específica; finalmente, que, embora haja uma contribuição significativa na formação humana dos estudantes, o objetivo em si da teologia se dilui em assuntos religiosos, morais, políticos e ecológicos.
Downloads
Referências
Aldana, R. (2009). Desafíos de la educación teológica. Teología y Cultura, 10, 69-81.
Andraos, M. E. (2012). Engaging diversity in teaching religion and theology: An intercultural, de-colonial epistemic perspective catholic”. Teaching Theology and Religion, 15(1), 3-15. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9647.2011.00755.x
Aranda, A. (2015). Teología y universidad en el contexto de la nueva evangelización. Pontificia Academia Theologica, 14, 9-22.
Arteaga, A. (2002). Teología en la Universidad. Teología y Vida, 43(1), 5-20. DOI: https://doi.org/10.4067/S0049-34492002000100002
Basabe, L. y Cols, E (2008). La enseñanza. En De Camilloni, A., Cols, E., Basabe, L. y Feeney, S., El saber didáctico. Buenos Aires: Paidós.
Bidlack, B. et al. (2014). Teaching comparative theology from an institution’s mission”. Teaching Theology and Religion, 17(4), 369-387. DOI: https://doi.org/10.1111/teth.12247
Burbules, N. (1999). El diálogo en la enseñanza Teoría y práctica. Buenos Aires: Amorrortu.
Cárdenas Pérez, A. V., Soto-Bustamante, A. M., Dobbs-Díaz, E. y Bobadilla Goldschmidt, M. (2012). El saber pedagógico: componentes para una reconceptualización. Educación & Educadores, 15(3), 479-496. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=83428627008.
Cordovilla-Pérez, A. (2014). Teología y sociedad. En En defensa de la teología. Una ciencia entre razón y el exceso (pp. 34-53). Salamanca: Sígueme.
Cortina, A. (2013). Ser profesionales, no sólo tecnólogos. En ¿Para qué sirve realmente…? La ética (pp. 129-142). Barcelona: Paidós.
De Camilloni, A. (2012). El saber didáctico. Buenos Aires: Paidós.
De Vincenzi, A. (2009). Concepciones de enseñanza y su relación con las prácticas docentes: un estudio con profesores universitarios. Educación & Educadores, 12(2), 87-101. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=83412219006.
Denzin, N. y Lincoln, I. (dirs.) (2000). Handbook of qualitative research. Londres: Sage.
Edelstein, G. (2011). Formar y formarse en la enseñanza. Buenos Aires: Paidós.
Francisco (2011). Constitución apostólica Veritatis Gaudium. Sobre las universidades y facultades eclesiásticas. Vaticano: Editorial Vaticana.
Fierro, C., Fortoul, B. y Rosas, L. (1999). Transformando la práctica docente. Una propuesta basada en la investigación-acción. México: Paidós.
Gajardo, M. (2008). Elicitando teorías implícitas sobre la enseñanza y el aprendizaje en formadores de profesores y estudiantes de Pedagogía en Educación General Básica. [Tesis doctoral] Santiago de Chile, Pontificia Universidad Católica de Chile.
Garanzin, M. (2016). Is christianity irrelevant and extreme? En Jornadas de reflexión sobre pedagogía y evaluación en la teología. Bogotá. Literatura gris.
Garcez-Leme, M. C. (2008). La interculturalidad y la dialogicidad en el proceso de aprendizaje-enseñanza de la Teología. Siwô’. Revista de Teología, 1, 75-97.
Gil-Flores, J. (1994). Introducción al análisis de datos cualitativos. Barcelona: PPU.
Glaser, B. y Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory. Chicago: Aldine.
Harrison, J. R. y Debergue, Y. (2015). Teaching theology in a technological age. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars.
Hernández-Infante, R. C. y Infante-Miranda, M. E. (2017). La clase en la educación superior, forma organizativa esencial en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Educación y Educadores, 20(1), 27-40. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2017.20.1.2
Jaramillo, J. (2005). Prácticas de enseñanza. En Gaitán, C., Campo, R., García, L., Granados, L. F., Jaramillo, J. y Panqueva, J., Prácticas educativas y procesos de formación en la educación superior. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
Juan Pablo II (1990). Constitución apostólica Ex Corde Ecclesiae. Sobre las universidades católicas. Vaticano: Editorial Vaticana.
Kenney, J. (2015). Teaching religious studies at the International Islamic University in Malaysia. Teaching Theology and Religion, 18(3), 280-285. DOI: https://doi.org/10.1111/teth.12296
Laudadío, M. J. y Da Dalt, E. (2014). Estudio de los estilos de enseñanza y estilos de aprendizaje en la universidad. Educación & Educadores, 17(3), 483-498. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2014.17.3.5
López, E. (2002). Enseñar teología como tarea pastoral. Theologica Xaveriana, 142, 249-256. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/teoxaveriana/article/view/20921
Mafla, N. (2004). Percepción del estudiante javeriano de pregrado sobre el Servicio de Formación Teológica. [Tesis de Maestría] Bogotá, Pontificia Universidad Javeriana, Facultad de Teología.
Meza, J. L. (1999). Apuntes para una teología de la educación a partir de la Encíclica Fides et Ratio de Juan Pablo II. Theologica Xaveriana, 130, 161-168.
Nussbaum, M. (2010). Educación para la renta, educación para la democracia. En Sin fines de lucro (pp. 33-49). Madrid: Katz. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvndv60c.6
O´Callaghan, P. (2015). The role of theology in the promotion of a pluralistic university. Pontificia Academia Theologica, 14, 69-93.
Pachón S.J., A.N. (2008). Misión y Universidad: ¿qué futuro queremos? [Conferencia] 50 años de la escuela de negocios Esade, Barcelona, 12 de noviembre de 2008. https://www2.ucc.edu.ar/archivos/2015/Coleccion%20Raices%20de%20Futuro/raices-de-futuro-vol-2.pdf
Peresson, M. (2004). El lugar histórico-social y pedagogía de la teología de la educación. En La pedagogía de Jesús (pp. 23-25). Bogotá: Ediciones Salesianas.
Pontificia Universidad Javeriana (2013). Evaluación de la percepción del Servicio de Formación Teológica. Bogotá: Facultad de Teología.
Rodrigo, M. J, Rodríguez, A. y Marrero, J. (1993). Las teorías implícitas: Una aproximación al conocimiento cotidiano. Madrid: Visor.
Saines, D. (2009). How do students learn theology? Teaching Theology and Religion, 12(4), 333-347. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9647.2009.00547.x
Sánchez, S. y Jiménez, J. M. (2015). El gran reto de la universidad (católica). Pontificia Academia Theologica, 14, 117-127.
Sebá, H. (2000). Universidad, teología y pedagogía. Theologica Xaveriana, 136, 487-496.
Silva-Soler, J. (2010). Pedagogía de la enseñanza teológica: La condescendencia de Dios como clave hermenéutica fundamental para la enseñanza teológica. Teología y Vida, 51(1-2), 233-255. DOI: https://doi.org/10.4067/S0049-34492010000100009
Stake, R. (1999). Case studies. En Denzin, N. y Lincoln, Y. (dirs.), Handbook of qualitative research (pp. 236-247). Londres: Sage.
Suriani, B. (2003). Las prácticas de enseñanza en contextos de cambio: características, dilemas y tensiones. [Congreso Latinoamericano de Educación Superior en el siglo XXI], San Luis, Argentina: Universidad Nacional.
Thivierge, G-R. (2012). La teología en la Universidad Católica. Revista Alberto Magnus, 1(1), 35-53. DOI: https://doi.org/10.15332/s2011-9771.2012.0003.04
Togarasei, L. (2015). Teaching and Learning Theology and Religion at the University of Botswana. Teaching Theology and Religion, 18(3), 271-275. DOI: https://doi.org/10.1111/teth.12294
Torres-Santomé, J. (1994a). Legitimación y discurso científico en educación. En El currículo oculto (pp. 22-32). Madrid: Morata.
Torres-Santomé, J. (1994b). Prácticas tecnocráticas en la escuela y poder. En El currículo oculto (pp. 32-48). Madrid: Morata.
Valdrini, P. (2015). Il ruolo della teologia nell´universita cattolica. Pontificia Academia Theologica, 14, 149-157.
Vélez, O. C. (2008). El método teológico. Fundamentos, especializaciones y enfoques. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
Walton, H. (2012). The course outline: Teaching theology through creative writing. Journal of Adult Theological Education, 9(2), 210-218. DOI: https://doi.org/10.1179/ate.9.2.pt25581169181731
Woolfolk, A., Davis, H. y Pape, S. (2006). Teachers’ knowledge, beliefs, and thinking. En Alexander, P. y Winne, Ph. (eds.), Handbook of Educational Psychology (pp. 715-737). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educación y Educadores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.