Apropriação e empoderamento na educação ambiental para a sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5294/edu.2022.25.1.1Palavras-chave:
Educação ambiental, desenvolvimento sustentável, pesquisa social, pesquisa participativaResumo
Na atual conjuntura, a educação ambiental para a sustentabilidade pretende promover a compreensão crítica da realidade ambiental, fomentar atitudes de respeito nas pessoas, buscar soluções para as problemáticas ambientais e atuar. Com base nisso, esta pesquisa pretende gerar processos educativos que permitam a apropriação e o empoderamento do contexto socioambiental em uma instituição de ensino superior (IES) de Bogotá, Colômbia. Para isso, foi utilizada como metodologia a pesquisa-ação participativa em duas fases e com participação de estudantes, administrativos, diretores, pesquisadores e tomadores de decisão da instituição, bem como organizações governamentais de caráter local e nacional. Como resultado da primeira fase, foram realizados a negociação da demanda e o estudo preliminar da situação, com o que foi identificada e definida a problemática, elaborada a proposta do Projeto Ambiental Institucional e reconhecidos os atores e seus papéis por meio de um modelo socioecossistêmico. Como conclusões, estima-se que, durante o processo da pesquisa-ação participativa, foram gerados apropriação e empoderamento do contexto socioambiental na IES pelos participantes. Isto é, todos os atores se aproximaram da situação socioambiental com determinação, reconheceram a problemática, transformaram seu pensamento e comportamento quanto ao tema e se dispuseram a propor, administrar e mudar a realidade socioambiental da instituição. Isso com limitações de tempo, vontades e orçamentos.
Downloads
Referências
Ángel-Maya, A. (2013). El Reto de la Vida. Ecosistema y cultura, Una introducción al estudio del medio ambiente. 2 ed. Serie Construyendo el Futuro No. 4. Ecofondo. https://rds.org.co/apc-aa-files/ba03645a7c069b5ed406f13122a61c07/el_reto_de_la_vida.pdf
Aznar, P. y Ull, M. (2009). La formación de competencias básicas para el desarrollo sostenible: el papel de la Universidad. Revista de Educación, número extraordinario, 219-237. http://www.revistaeducacion.educacion.es/re2009/re2009_10.pdf
Balcázar, F. (2003). Investigación acción participativa(AIP): Aspectos conceptuales y dificultades de implementación. Fundamentos en Humanidades, 4(7-8), 59-77. https://www.redalyc.org/pdf/184/18400804.pdf
Barrio, C. (2008). La apropiación social de la ciencia: nuevas formas. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, 10(4), 213-225. http://www.revistacts.net/files/Volumen%204%20-%20N%FAmero%2010/doss10.pdf
Bertalanffy, L. von (1989). Teoría general de los sistemas. Fundamentos, desarrollos y aplicaciones. Fondo de Cultura Económica.
Buelga, S. (2007). El empowerment: la potenciación del bienestar desde la psicología comunitaria. En M. Gil (dir.), Psicología social y bienestar: una aproximación interdisciplinar (pp. 154-173). Universidad de Zaragoza. https://www.uv.es/lisis/sofia/sofia_empower.pdf
Carta de Belgrado (1975). En Un marco general para la educación ambiental. Seminario Internacional de Educación Ambiental. Unesco/PNUMA, Belgrado, 13 al 22 de octubre de 1975, pp. 13-19. https://www.sib.gob.ar/portal/wp-content/uploads/2019/02/Seminario-Internacional-de-Educaci%C3%B3n-Ambiental-Carta-de-Belgrado-1975.pdf
Carrizosa, J. (2005). Notas alrededor de la investigación ambiental. Gestión y Ambiente, 8(2), 7-23. https://www.redalyc.org/pdf/1694/169421174001.pdf
Carrizosa, J. (2000). Que es el ambientalismo. La visión ambiental compleja. Idea, PNUMA, Cerec. http://www.pnuma.org/educamb/documentos/PDF/PAL1.pdf
Chacón, R. M., Montbrun, N., Rastella, V. (2009). La educación para la sostenibilidad: rol de las universidades. Argos, 26(50), 50-74. http://www.scielo.org.ve/pdf/ag/v26n50/art04.pdf
Chaparro, F. (2001). Conocimiento, aprendizaje y capital social como motor de desarrollo. Ciência da Informação, 30(1), 19-31. http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a04v30n1.pdf
Colmenares, A. M. (2012). Investigación-acción participativa: una metodología integradora del conocimiento y la acción. Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación, 3(1), 102-115. https://doi.org/10.18175/vys3.1.2012.07
Contreras, R. (2002). La Investigación Acción Participativa (IAP): Revisando sus metodologías y sus potencialidades. Cepal. [Repositorio digital] https://repositorio.cepal.org//handle/11362/6024
Cortés, L. (2009). La escuela: una organización sistémica. Horizonte Pedagógico, 11(1), 105-113. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4892965.pdf
Decreto 1038 (2015). Por el cual se reglamenta la Cátedra de la Paz. 25 de mayo. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma_pdf.php?i=61735
Denzin, N. K. y Lincoln, Y.S. (2013). Manual de investigación cualitativa. Vol. III. Las estrategias de investigación cualitativa. Gedisa.
Echeverri, R. D. y Franco, L. M. (2014). Pensamiento sistémico. Un enfoque práctico. Alfaomega.
Fals-Borda, O. (1999). Orígenes universales y retos actuales de la IAP (investigación acción participativa). Análisis Político, 38, 71-88.
Freire, P. (2005). Pedagogía del oprimido. 2 ed. Siglo XXI.
Francés, F. J., Alaminos, A., Penalva, C. y Santacreu, O. A. (2015). La investigación participativa: métodos y técnicas. Pydlos.
Gutiérrez, J. y Pozo, T. (2006). Modelos teóricos contemporáneos y marcos de fundamentación de la educación ambiental para el desarrollo sostenible. Revista Iberoamericana de Educación, 21-68. https://www.researchgate.net/publication/28133538_Modelos_teoricos_contemporaneos_y_marcos_de_fundamentacion_de_la_educacion_ambiental_para_el_desarrollo_sostenible
Guttman, E., Sánchez, C. Z., Forero, A. C. de y Ramírez, J. C. (2004). Diseño de un sistema de indicadores socioambientales para el Distrito Capital de Bogotá (No. 002369). Cepal, Naciones Unidas. [Repositorio digital] https://repositorio.cepal.org/handle/11362/4800
Kemmis, S. (1980). Action research in retrospect and prospect. [Resumen] Australian Association For Research in Education. [Docweb] https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED200560.pdf
Kemmis, S., McTaggart, R. y Nixon, R. (2014). The action research planner. Doing critical participatory action research. Springer. DOI:10.1007/978-981-4560-67-2
Krause, M. (2002). Experiencias y metodología de la investigación participativa. Investigación-Acción-Participativa: una metodología para el desarrollo de autoayuda, participación y empoderamiento (pp. 41-55). CEPAL, Serie Políticas Sociales. http://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/6023/S023191_es.pdf
Leff, E. (1998). Educación ambiental y desarrollo sustentable. [Docweb] http://cidbimena.desastres.hn/docum/crid/Jun-Jul2004/pdf/spa/doc10388/doc10388-contenido.pdf
Leff, E. (2004). Racionalidad ambiental y diálogo de saberes. Significancia y sentido en la construcción de un futuro sustentable. Polis, 7. https://journals.openedition.org/polis/6232
Marín, S. (2012). Apropiación social del conocimiento: Una nueva dimensión de los archivos. Revista Interamericana de Bibliotecología, 55(1), 55-62. http://www.scielo.org.co/pdf/rib/v35n1/v35n1a5.pdf
Martínez, M. (2000). La investigación-acción en el aula. Agenda Académica, 7(1), 27-39. http://files.doctorado-en-educacion-2-cohorte.webnode.es/200000071-abf7bacf11/MARTINEZ_MIGUELEZ_La%20investigacion_accion_en_el_aula.pdf
Ministerio de Ambiente, Vivienda y Desarrollo Territorial y Ministerio de Educación Nacional (2002). Política Nacional de Educación Ambiental. SINA.
Morín, E. (2011). Introducción al pensamiento complejo. Gedisa.
Naciones Unidas - Asamblea General (1987). Informe de la Comisión Mundial sobre Medio Ambiente y Desarrollo. Nuestro futuro común [“Informe Brundtland”]. A/42/427, 4 de agosto de 1987. http://www.ecominga.uqam.ca/PDF/BIBLIOGRAPHIE/GUIDE_LECTURE_1/CMMAD-Informe-Comision-Brundtland-sobre-Medio-Ambiente-Desarrollo.pdf
Unesco (2012). Educación para el desarrollo sostenible. https://es.unesco.org/themes/248113/publications/all
Unesco (2015). Replantear la educación. ¿Hacia un bien común mundial? https://eduteka.icesi.edu.co/pdfdir/unesco-replantear-educacion.pdf
Unesco (2016). La Asamblea General de las Naciones Unidas ratifica la función de coordinación de la Unesco en la educación para el desarrollo sostenible. Servicio de prensa.
Padilla, E. (2016). Apropiación y empoderamiento del contexto socio-ambiental en una institución de educación superior, para favorecer el desarrollo sostenible. Caso base: Politécnico Internacional. [Tesis] Maestría en Educación, Universidad de los Andes, Bogotá. https://repositorio.uniandes.edu.co/bitstream/handle/1992/13952/u754303.pdf?sequence=1
Rappaport, J. (1981). In praise of paradox: A social policy of empowerment over prevention. American Journal of Community Psychology, 9(1), 1-25. https://doi.org/10.1007/BF00896357
Rappaport, J. (1987). Terms of empowerment/exemplars of prevention: Toward a theory for community psychology. American Journal of Community Psychology, 15(2). DOI:10.1007/BF00919275
Rogoff, B. (1997). Los tres planos de la actividad sociocultural: Apropiación participativa, participación guiada y aprendizaje. En J. Wertsch, P. Del Río y A. Álvarez A. y J.-P. Bronckart (eds.), La mente sociocultural. Aproximaciones teóricas y aplicadas (cap. 6). Fundación Infancia y Aprendizaje.
Sach. J. (2016). La era del desarrollo sostenible. Paidós.
Sadan, E. (1997). Empowerment: definitions and meanings. En Empowerment and community planning (cap. 2). S.e. http://www.mpow.org/elisheva_sadan_empowerment.pdf
Stanger, N. (2011). Moving “eco” back into socio-ecological models: A proposal to reorient ecological literacy into human developmental models and school systems. Human Ecology Forum, 18(2), 167-173. http://www.humanecologyreview.org/pastissues/her182/stanger.pdf
Zimmerman, M. (2000). Empowerment theory. Psychological, Organizational an Community levels of analysis. En J. Rappaport y E. Seidman, Handbook of Community Psychology (cap. 2). Kluwer. https://www.researchgate.net/publication/232549776_Empowerment_Theory
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educación y Educadores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.