Nível cognitivo das perguntas formuladas pelas educadoras de párvulo

Autores

  • Bernardita Tornero Autor Facultad de Educación Universidad de los Andes, Chile
  • Antonietta Ramaciotti Autor Facultad de Educación Universidad de los Andes, Chile
  • Alicia Truffello Autor Facultad de Educación Universidad de los Andes, Chile
  • Francisca Valenzuela Autor Facultad de Educación Universidad de los Andes, Chile

Palavras-chave:

Educação inicial, desenvolvimento cognitivo, pergunta pedagógica, desenvolvimento do pensamento, Santiago do Chile. (Fonte, Tesauro da Unesco).

Resumo

O objetivo principal deste estudo é identificar e classificar em categorias e subcategorias o nível cognitivo das perguntas formuladas pelas educadoras de criança durante a "hora do conto". Para isso, elaborou-se um documento baseado na taxonomia de Bloom, adaptada por Anderson, e observaram-se 63 educadoras de criança de segundo nível de transição provenientes de 37 escolas particulares subvencionadas de sete comunidades da região metropolitana de Santiago do Chile. Os resultados indicam que, em média, as educadoras formulam 33 perguntas durante a "hora do conto", mas que, embora a maioria sejam perguntas abertas, demandam baixos níveis cognitivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardita Tornero, Facultad de Educación Universidad de los Andes, Chile

Directora de Postgrados y Postítulos

Facultad de Educación

Universidad de los Andes

Chile

 

Antonietta Ramaciotti, Facultad de Educación Universidad de los Andes, Chile

Directora

Escuela de Pedagogía Básica

Facultad de Educación

Universidad de los Andes

Chile

Alicia Truffello, Facultad de Educación Universidad de los Andes, Chile

Directora de Estudios

Escuela de Pedagogía Básica

Facultad de Educación

Universidad de los Andes

Chile

 

Francisca Valenzuela, Facultad de Educación Universidad de los Andes, Chile

Vicedecana Académica

Facultad de Educación

Universidad de los Andes

Chile

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Tornero, B., Ramaciotti, A., Truffello, A., & Valenzuela, F. (2015). Nível cognitivo das perguntas formuladas pelas educadoras de párvulo. Educación Y Educadores, 18(2). Recuperado de https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/4785

Edição

Seção

Educación escolar