Grupos de pesquisa: desenvolvimentos e desafios para a formação na graduação

Autores

  • Carlos Julio Saavedra-Cantor Autor Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería.
  • Alba Idaly Muñoz-Sánchez Autor Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería.
  • Carolina Antolínez-Figueroa Autor Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería.
  • Yurian Lida Rubiano-Mesa Autor Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería.
  • Ana Helena Puerto-Guerrero Autor Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería.

Palavras-chave:

pedagogia universitária, formação de pesquisadores, ensino superior, instituições de ensino, educação superior-Colômbia (Fonte, Tesauro da Unesco).

Resumo

Os grupos de pesquisa vêm se consolidando como uma estratégia extracurricular para a formação de pesquisadores a partir da graduação. O objetivo desta pesquisa foi descobrir os desenvolvimentos e desafios dos grupos de pesquisa na formação de estudantes de graduação na Colômbia.

Concluiu-se que os grupos de pesquisa caracterizam-se por serem cenários alternativos de discussão acadêmica e investigativa, fortalecem as habilidades de pesquisa de docentes e estudantes, fomentam a interdisciplinaridade, favorecem o relevo geracional e orienta uma projeção profissional nos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Julio Saavedra-Cantor, Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería.

Enfermero de la Universidad Nacional de Colombia. Miembro del Grupo de Investigación de Salud y Cuidado de los Colectivos.

Alba Idaly Muñoz-Sánchez, Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería.

Enfermera de la Universidad del Valle. Magister y Doctora en Enfermería de la Universidad de Sao Paulo, Brasil. Líder del Grupo de Investigación de Salud y Cuidado de los Colectivos. Profesora Titular de la Facultad de Enfermería de la Universidad Nacional de Colombia.

Carolina Antolínez-Figueroa, Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería.

Estudiante de VIII semestre de Enfermería de la Universidad Nacional de Colombia. Miembro del Grupo de Investigación Salud y Cuidado de los Colectivos.

Yurian Lida Rubiano-Mesa, Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería.

Enfermera de la Universidad Nacional de Colombia. Magister en Enfermería de la Universidad Nacional de Colombia. Magister en Educación de la Universidad Externado. Doctora en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud de la Universidad de Manizales. Miembro del Grupo de Investigación Salud y Cuidado de los Colectivos. Profesora Asistente de la Facultad de Enfermería de la Universidad Nacional de Colombia.

Ana Helena Puerto-Guerrero, Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería.

Enfermera del Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario. Magister en Educación de la Universidad de la Sabana. Magister en Salud Pública de la Universidad de Antioquia. Miembro del Grupo de Investigación Salud y Cuidado de los Colectivos. Profesora Asociada de la Facultad de Enfermería de la Universidad Nacional de Colombia.

Publicado

2015-12-10

Como Citar

Saavedra-Cantor, C. J., Muñoz-Sánchez, A. I., Antolínez-Figueroa, C., Rubiano-Mesa, Y. L., & Puerto-Guerrero, A. H. (2015). Grupos de pesquisa: desenvolvimentos e desafios para a formação na graduação. Educación Y Educadores, 18(3). Recuperado de https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/4980

Edição

Seção

Pedagogia universitária