Percepción de los docentes sobre sus acciones innovadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.3.4

Palavras-chave:

Bogotá, Colômbia, estratégia de ensino, educação escolar, treinamento de professor, Inovação educacional.

Resumo

Teachers’ Perception of their Innovative Actions

Percepção dos docentes sobre suas ações inovadoras

O estudo apresenta uma pesquisa exploratória sobre as percepções que os professores de escolas públicas em Bogotá (Colômbia) têm sobre suas ações inovadoras. Métodos mistos foram utilizados para pesquisar percepções sobre a geração e o desenvolvimento de ações de inovação educacional, identificar os mecanismos utilizados para disseminá-las e conhecer os problemas associados à realização de atividades inovadoras na educação pública. Os resultados oferecem a base para a construção de estratégias de divulgação e reconhecimento de ações inovadoras na prática docente, e mostram a necessidade de aprofundar e compreender melhor as condições, situações, interesses e possibilidades dos professores en relação com os processos de inovação.

Para citar este artículo / To reference this article / Para citar este artigo

Leal-Fonseca, D.Rojas De Francisco, L.Ortiz-Pradilla, T. & Monroy-Osorio, J. C. (2020). Percepción de los docentes sobre sus acciones innovadoras. Educación y Educadores23(3), 427-443. https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.3.4

Recibido: 01/04/2019

Aceptado: 19/06/2020

Publicado: 05/11/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ernesto Leal-Fonseca, Universidad EAFIT

Magister en Ingeniería de Sistemas y Computación por la Universidad de los Andes

Colombiano, coordinador de EAFIT Virtual, es experto en innovación y ha publicado en revistas como International Review of Research in Open and Distance Learning o Revista De Innovación Educativa

Laura Isabel Rojas de Francisco, Universidad EAFIT

Docente titular departamenteo de Mercadeo de la escuela de administración de la Universidad EAFIT - sede Medellín

Tatiana Ortiz-Padilla, Universidad EAFIT

Maestría en Mercadeo por la Universidad EAFIT, docente del área de Service design e innovación del departamento de mercadeo

Juan Carlos Monroy-Osorio, Universidad EAFIT

Magister en Ingeniería por la Universidad EAFIT, coordinador del área de mercadeo digital del departamento de mercadeo

Referências

Abdul-Jabbar, M. y Kurshan, B. (2015). Educational ecosystems: A trend in urban educational innovation. Perspectives on Urban Education, 12(1), 7-13. http://proxy-remote.galib.uga.edu/login?url=http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=ehh&AN=101703337&site=eds-live

Ahmed, P. K., Shepherd, C. D., Garza Ramos, L. y Ramos Garza, C. (2011). La innovación y su contexto. En Administración de la innovación. Cucienega.

Álvarez Arregui, E., Rodríguez Martín, A. y Ribeiro Gonçalves, F. (2011). Ecosistemas de formación blended-learning para emprender y colaborar en la universidad. Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 12(4), 7-24. https://www.redalyc.org/pdf/2010/201022649002.pdf

Aronson, J. (1994). A pragmatic view of thematic analysis. The Qualitative Report, 2(1), 1-3. https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol2/iss1/3

Barrantes, R. (2001). Las innovaciones educativas: escenarios y discursos de una década en Colombia. En M. Henao y J. Castro (comps.), Estados del arte de la investigación en educación y pedagogía (pp. 1-35). Sociedad Colombiana de Pedagogía.

Barraza Macías, A. (2005). Una conceptualización comprehensiva de la innovación educativa. Innovación Educativa, 5(28), 19-31. http://www.redalyc.org/pdf/1794/179421470003.pdf

Carlson, C. R. y Wilmot, W. W. (2006). Innovation: The five disciplines for creating what customers want. Crown Business.

Choque-Larrauri, R. (2009). Ecosistema educativo y fracaso escolar. Revista Iberoaméricana de Educación, 49(4). https://rieoei.org/RIE/article/view/2086

Cortés Salcedo, R. A. (2002). La investigación en el aula: ¿y la innovación pedagógica?. En M. Osorno (ed.), Experiencias docentes, calidad y cambio escolar: investigación e innovación en el aula. IDEP.

Cortés Salcedo, R. A. (2016). Panel sobre investigación e innovación en Bogotá. Simposio IDEP, Bogotá.

Garrido, D., Concepción, M., Rivilla, M., Romero, S. y Mar, V. (2011). La innovación en el aula: referente para el diseño y desarrollo curricular. Perspectiva Educacional, Formación de Profesores, 50(1), 61-86. http://www.perspectivaeducacional.cl/index.php/peducacional/article/view/15

Geertz, C. (2003). La interpretación de las culturas. Basic Books. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

Gómez, I. (2016). Panel sobre investigación e innovación en Bogotá. Simposio IDEP, Bogotá.

Hazen, B. T., Wu, Y., Sankar, C. S. y Jones-Farmer, L. A. (2012). A proposed framework for educational innovation dissemination. Journal of Educational Technology Systems, 40(3), 301-321. https://doi.org/10.2190/ET.40.3.f

Huberman, A. M. (1973). Cómo se realizan los cambios en la educación: una contribución al estudio de la innovación. Experiencias e innovaciones en educación. Unesco OIE (vol. 4). Unesco. http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001377/137712so.pdf

IDEP (2016). Los centros de innovación en Bogotá. IDEP.

Jackson, D. (2012). What is an innovation ecosystem? National Science Foundation. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

Lomas, J. (1993). Diffusion, dissemination, and implementation: Who should do what? Annals of the New York Academy of Sciences, 703, 226-237. https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.1993.tb26351.x

Markmann, A. (2012). How to create an innovation ecosystem. Harvard Business Review (4 de diciembre), 2-4. https://hbr.org/2012/12/how-to-create-an-innovation-ec?referral=03758&cm_vc=rr_item_page.top_right#comment-section

Melville, N. y Ramirez, R. (2008). Information technology innovation diffusion: an information requirements paradigm. Information Systems Journal, 18(3), 247-273. https://doi.org/10.1111/j.1365-2575.2007.00260.x

PNUD (2015). Educación de calidad para una ciudad y un país equitativos. PNUD. http://www.co.undp.org/content/dam/colombia/docs/Pobreza/undp-co-educacioncalidad-2015.pdf

Prahalad, C. K. y Ramaswamy, V. (2003). The new frontier of experience innovation. MIT Sloan Management Review, 44(12), 12-18. http://sloanreview.mit.edu/article/the-new-frontier-of-experience-innovation/

Rogers, E. M. (2003). Diffusion of innovations (5 ed.). Free Press.

Secretaría de Educación de Bogotá (2016). Bogotá reconoce a sus maestras, maestros y directivos docentes líderes de la transformación educativa. [Portal web] http://www.sdp.gov.co/gestion-a-la-inversion/programacion-y-seguimiento-a-la-inversion/proyectos/bogota-reconoce-a-sus-maestras-maestros-y-directivos-docentes-lideres-de-la-transformacion-educativa

Schwandt, T. A. (1994). Constructivist, interpretivist approaches to human inquiry. En Handbook of Qualitative Research (pp. 118-137). Sage.

Shapiro, H., Haahr, J., Bayer, I. y Boekholt, P. (2007). Background paper on innovation and education. European Commission, DG Education & Culture. https://www.researchgate.net/publication/267955018_Background_Paper_on_Innovation_and_Education

Tobin, D. (2010). What can be expected from educational innovation? Journal of Education Research, 6 (enero), 51-63. https://doi.org/10.13140/2.1.4395.7441

Unesco (2016). Innovación educativa. Herramientas de apoyo para el trabajo docente. Cartolan E.I.R.L. http://www.unesco.org/lima

Leal Fonseca, D. E., Rojas De Francisco, L. I., Monroy Osorio, J. C., Ortiz Pradilla, T., Delgado Almeida, S. T. (2017). Estrategia de comunicación y divulgación de las acciones que realizan docentes investigadores, innovadores y redes pedagógicas que propicien intercambio de saberes en la ciudad de Bogotá. Informe final, IDEP. https://repositorio.idep.edu.co/bitstream/handle/001/795/001idep795.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Zhao, Y., Pugh, K., Sheldon, S. y Byers, J. L. (2002). Conditions for classroom technology innovations. Teachers College Record, 104(3), 482-515. https://www.rtsd.org/cms/lib/PA01000218/Centricity/Domain/96/Conditions%20for%20Classroom%20Tech.pdf

Publicado

2020-11-05

Como Citar

Leal-Fonseca, D. E., Rojas de Francisco, L. I., Ortiz-Padilla, T., & Monroy-Osorio, J. C. (2020). Percepción de los docentes sobre sus acciones innovadoras. Educación Y Educadores, 23(3), 427–443. https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.3.4

Edição

Seção

Educación escolar