Educação em valores: análise sobre as expectativas e valores dos adolescentes

Autores

  • Llarela Alejandra Berrios-Valenzuela Autor Universidad de los Andes, Chile
  • María Rosa Buxarrais-Estrada Autor Universitat de Barcelona. España.

Palavras-chave:

Educação, adolescência, família, valores morais, ensino

Resumo

Apresentamos os resultados sobre valores e expectativas dos adolescentes de Barcelona, Espanha. O objetivo geral de nossa pesquisa foi conhecer a opinião que os adolescentes, as famílias e o professorado têm a respeito dos valores e das expectativas dos jovens. Por esse motivo, consideramos que era primordial consultar a opinião do trinômio essencial na educação (adolescentes, famílias e docentes). A pesquisa se baseou no paradigma empírico analítico, especificamente na metodologia ex post facto, e em sua variante de estudos descritivos por enquete, utilizando como instrumento de coleta de informação um questionário para famílias e adolescentes e uma entrevista com categorias a priori para os docentes. Os resultados indicam que as famílias e os adolescentes se decantam pelos valores tradicionais, contudo os docentes consideram que é imprescindível abordar a educação em valores tanto com as famílias quanto com os jovens para promover uma educação para a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Llarela Alejandra Berrios-Valenzuela, Universidad de los Andes, Chile

Doctora en Pedagogía por la Universitat de Barcelona. En el programa calidad educativa en un mundo plural. Departamentos de mètodos de investigación y diagnóstico en Educación (MIDE)

Doctora Menciòn  Europea. Universitat de Barcelona.

Diplomada en Estudios avanzados Universitat de Barcelona

Educadora de párvulos Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación. Santiago de Chile.

Licenciada en Educación. Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación. Santiago de Chile.

Actualmente me desempeño como profesora investigadora del ICF (Instituto de Ciencias de la Familia) Universidad de Los Andes. Santiago de Chile

 

María Rosa Buxarrais-Estrada, Universitat de Barcelona. España.

Catedrática

Facultad de Pedagogía, Departamento Teoría e Historia de la Educación de la Universitat de Barcelona.

Formación académica:

• Licenciada en Filosofía y Ciencias de la Educación. Sección: Ciencias de la Educación, Universidad de

Barcelona, 1984

• Licenciada en Psicología, Universidad de Barcelona, 1992

• Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación, Universidad de Barcelona, 1991

 

Cargos actuales:

• Miembro Observatorio de la Educación Digital de la Universitat de Barcelona

• Miembro Grupo de Innovación Docente Enseñanza y Aprendizaje Virtual

• Miembro Grupo de Investigación en Educación Moral (GREM) de la Universitat de Barcelona

• Delegada del Rector para Másters y Doctorado. Desde 17/02/2010, Universitat de Barcelona.

•  Miembro de la Junta de Facultad de Pedagogía de la UB, desde 2008 hasta la actualidad.

Publicado

2013-09-10

Como Citar

Berrios-Valenzuela, L. A., & Buxarrais-Estrada, M. R. (2013). Educação em valores: análise sobre as expectativas e valores dos adolescentes. Educación Y Educadores, 16(2). Recuperado de https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2754

Edição

Seção

Educación escolar