Estudo dos estilos de ensino e estilos de aprendizagem na universidade

Autores

  • María Julieta Laudadio Autor Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas (CONICET) Universidad Nacional de Cuyo Pontificia Universidad Católica Argentina
  • Elizabeth Da Dalt Autor Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas (CONICET) Universidad Nacional de Cuyo Pontificia Universidad Católica Argentina

Palavras-chave:

Pedagogia universitária, métodos de ensino, estilos de aprendizagem, relação professor-aluno, avaliação da aprendizagem (Fonte, Tesauro da Unesco).

Resumo

A interação entre as características contextuais, o modo de aprender dos alunos e o estilo de ensino dos docentes abre uma série de temáticas e evidencia a necessidade de os docentes conhecerem os fatores que influenciam na configuração de um ensino eficaz. Além disso, a identificação dos estilos de ensino dos docentes exige a necessidade de contar com instrumentos adequados para sua avaliação que considerem os aspectos não só didáticos, mas também pedagógicos que configuram esses estilos.

Este trabalho busca conhecer quais são as formas típicas de ensino dos professores universitários de diferentes disciplinas de ensino. Os estilos de ensino foram avaliados por meio do Questionário sobre a Orientação Docente do Professor Universitário (Feixas, 2006). Trabalhou-se com uma amostra de 188 docentes de universidades particulares do sistema educativo argentino.

Quanto aos estilos adotados pelos professores, não foram observadas, do ponto de vista descritivo, diferenças nos cursos analisados. Nas diferentes áreas do conhecimento, encontraram-se professores que adotam tanto o estilo centrado no docente quanto o estilo centrado no estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Julieta Laudadio, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas (CONICET) Universidad Nacional de Cuyo Pontificia Universidad Católica Argentina

Lic. en Ciencias de la Educación. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Universidad Católica Argentina. Mendoza.

Doctora en Educación. Facultad de Filosofía y Letras. Universidad Nacional de Cuyo. Mendoza

Participación en proyectos de investigación vinculados a la Enseñanza Universitaria y Formación del Profesorado. Actividad docente en cátedras relacionadas con la Metodología de Investigación Educativa en la Universidad Católica Argentina. Actualmente Becaria Posdoctoral. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Argentina.

 

Elizabeth Da Dalt, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas (CONICET) Universidad Nacional de Cuyo Pontificia Universidad Católica Argentina

Lic. y Prof. en Ciencias de la Educación. Lic. y Prof. en Ciencias Psicopedagógicas. Doctora en Ciencias de la Educación. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Universidad Católica Argentina. Master en Metodología y Tecnología de la formación en red, tutor online. Conjuntamente por la Università di Venecia (CIRED), Università di Verona; Italia, Università Ca’ Foscari di Venezia; Scuolla di Specializzazione per Insegnanti del Venetto (SSIS). Participa en proyectos de investigación vinculados a la Educación y la Psicología Educativa de jóvenes. Actualmente Investigadora del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Argentina. Profesora Titular de “Taller de Trabajo final” en la Universidad Católica Argentina.

Publicado

2015-02-06

Como Citar

Laudadio, M. J., & Da Dalt, E. (2015). Estudo dos estilos de ensino e estilos de aprendizagem na universidade. Educación Y Educadores, 17(3). Recuperado de https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/3910

Edição

Seção

Pedagogia universitária