Aportes de la Educación Religiosa escolar al cultivo de la espiritualidad humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/edu.2019.22.1.6

Palavras-chave:

Educação religiosa, inteligência espiritual, religião, espiritualidade, estudos de religião

Resumo

Contributions of Religious Education in School to Cultivating Human Spirituality

Contribuições do Ensino Religioso escolar para preservar a espiritualidade humana

Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa interinstitucional construído com uma abordagem qualitativa e executado por métodos narrativos em oito cidades principais da Colômbia, com o intuito de questionar sobre a natureza e as práticas pedagógicas dos professores de Ensino Religioso Escolar (ERE), área apresentada como fundamental e obrigatória pela Lei Geral de Educação. Os relatos dos docentes abordados evidenciam diversas perspectivas a respeito da identidade e da práxis do ERE, mas, dentro dessas abordagens, foi de interesse para os pesquisadores uma prospectiva emergente quanto a seu desenvolvimento no que se refere à busca por preservar a dimensão espiritual do ser humano. Isso motivou a que este texto fosse proposto como objetivo de divulgar algumas contribuições que o ERE pode oferecer à preservação da espiritualidade humana, pois se evidenciou que um ERE construída sob essa perspectiva não somente favorece o pluralismo religioso, ao evitar qualquer tipo de exclusão por motivos de algumas dinâmicas dos sistemas religiosos predominantes, mas também é uma oportunidade para configurá-lo como contribuição para a formação integral a partir do favorecimento de cenários educativos que possibilitem as buscas, as construções e o cultivo do sentido da vida humana.

Para citar este artículo / To reference this article / Para citar este artigo

Naranjo-Higuera, S. A. y Moncada-Guzmán, C. J. (2019). Aportes de la Educación Religiosa escolar al cultivo de la espiritualidad humana. Educación y Educadores 22(1), 103-119. DOI: 10.5294/edu.2019.22.1.6

Recibido: 02/06/2018

Aprobado: 09/03/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Alejandra Naranjo Higuera, Universidad Santo Tomás

Licenciada en Teología, Licenciada en Filosofía y Educación Religiosa, Universidad Santo Tomás, estudiante Psicología Universidad Cooperativa de Colombia. Docente de Educación Religiosa del Colegio Misioneras de la Consolata de Bogotá, D.C.

Ciro Javier Moncada Guzmán, Universidad Santo Tomás

Magíster en Tecnologías Digitales Aplicadas a la Educación de la Universidad Manuela Beltrán, Licenciado en Filosofía y Educación Religiosa de la Universidad Santo Tomás, con estudios eclesiásticos en Filosofía y Teología del Seminario Mayor de Zipaquirá, docente e investigador del programa de Licenciatura en Educación Religiosa de USTA Colombia.

Referências

Asamblea Nacional Constituyente (1991). Constitución Política de Colombia. Recuperado de http://www.constitucioncolombia.com/indice.php

Beltrán, W. (2013). Pluralización religiosa y cambio social en Colombia. Revista Theologica Xaveriana, 63/1 (175), 57-85. Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/teoxaveriana/article/view/9303

Benavent, E. (2013). Espiritualidad y educación social. Barcelona: UOC.

Bonilla, J. (2015). Educación Religiosa Escolar en perspectiva de complejidad. Bogotá: Bonaventuriana.

Botero, D. y Hernández, A. (2017). Aproximaciones a la naturaleza y fundamentos epistemológicos de la Educación Religiosa Escolar. Cali: Unicatólica.

Cañón, C. (2017). Naturalización de la espiritualidad (1). Revista Pensamiento, 73(276), 609-629. 10.14422/pen.v73.i276.y2017.029

Cisterna, F. (2005). Categorización y triangulación como procesos de validación del conocimiento en investigación cualitativa. Revista Theoria, 14(1), 61-71. Recuperado de http://www.ceppia.com.co/Documentos-tematicos/INVESTIGACION-SOCIAL/CATEGORIZACION-TRIANGUALCION.pdf

Comte-Sponville, A. (2006). El alma del ateísmo: introducción a una espiritualidad sin Dios. Barcelona: Paidós.

Congreso de la República de Colombia (1994). Ley 115 del 8 de febrero. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf

Congreso de la República de Colombia (1994). Ley 133 del 23 de mayo. Recuperado de http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=331

Corbí, M. (2007). Hacia una espiritualidad Laica: sin creencias, sin religiones, sin dioses. Barcelona: Herder.

Corpas, I. (2012). Educación Religiosa Escolar en contextos plurales. Revista Ciencias Sociales y Religión, 14(17), 77-104. DOI: 10.22456/1982-2650.26614

Coy, M. (2009). Educación Religiosa Escolar ¿por qué y para qué? Franciscanum, 51(152), 49-70. Recuperado de https://revistas.usb.edu.co/index.php/Franciscanum/article/view/953

Coy, M. (2010). La Educación Religiosa escolar en un contexto plural. Revista Franciscanum, 52(154), 53-83. Recuperado de http://revistas.usbbog.edu.co/index.php/Franciscanum/article/view/943

Doria, J. (2013). Inteligencia transpersonal: Observar. Madrid: Mandala.

Font, J. (2017). Naturalización de la espiritualidad (2). Pensamiento, 73(276), 631-647. DOI: 10.14422/pen.v73.i276.y2017.030

Foucault, M. (1987). Hermenéutica del sujeto. Madrid: La Piqueta.

Frankl, V. (1991). El hombre en busca de sentido. Barcelona: Herder.

Gadamer, H. (1999) Verdad y método. Salamanca: Sígueme.

Gamarra, S. (1994). Teología espiritual. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos.

Gardner, H. (2001). La inteligencia reformulada. Las inteligencias múltiples en el siglo XXI. Barcelona: Paidós.

Goleman, D. (1995). Inteligencia emocional. Barcelona: Kairós.

Gómez, I. (2011). La inteligencia espiritual como oportunidad educativa en la ERE. Delegación Episcopal de Enseñanza de Zaragoza, España: Recuperado de https://innovareli.files.wordpress.com/2011/08/0-la-inteligencia-espiritual-como-oportunidad-educativa-de-la-ere.pdf

Grondin, J. (2010). Filosofía de la religión. Barcelona: Herder.

Grondin, J. (2012). Hablar del sentido de la vida. Revista Utopía y Praxis Latinoamericana, 17(56), 71-78.

Hadot, P. (2006). Ejercicios espirituales y filosofía antigua. Madrid: Siruela.

Hernández, R. et al. (2010). Metodología de la investigación (5 ed.). México: McGraw-Hill.

La ciudad de las ideas. [LaCiudaddelasIdeas]. (2010, abril, 26). Entrevista. La Ciudad de las Ideas. [Archivo de video]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=xJkPGSJLuAU

Levy, P. (2004). Inteligencia colectiva: por una antropología del espacio. Washington: Organización Panamericana de la Salud. Recuperado de http://inteligenciacolectiva.bvsalud.org/public/documents/pdf/es/inteligenciaColectiva.pdf

Márquez, M., Padua, D. y Prados, M. (2017). Investigación narrativa en educación, aspectos metodológicos en la práctica. En S. Rendón y J. Ángulo, Investigación cualitativa en educación (pp. 133-148). Buenos Aires: Miño y Dávia.

Meza, J. et al. (2011). Educación religiosa escolar. Naturaleza, fundamentos y perspectivas. Bogotá: Universidad Javeriana.

Meza, J. et al. (2013). Educación religiosa escolar en clave liberadora: elementos constitutivos. Revista Theologica Xaveriana, 63/1(175), 219-248. Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/teoxaveriana/article/view/9322

Rueda, J., Medina, G., Ramírez, J., Villarreal, D., Corredor, D., & Fonseca, J. (2015). Educación religiosa escolar en perspectiva liberadora. Civilizar: Ciencias Sociales Y Humanas, 15(28), 247-262. DOI: 10.22518/16578953.291

Meza, J. y Suárez, G. (2013). Educar para la libertad una propuesta de ERE en perspectiva liberadora. Bogotá: Universidad Javeriana.

Meza, J. L. y Reyes, J. (2018). Pensar el objeto de estudio de la Educación Religiosa Escolar. Revista Electrónica de Educación Religiosa, 8(2), 1-24. Recuperado de http://reer.cl/index.php/reer/article/view/82

Ministerio de Educación Nacional (1998). Indicadores de logros curriculares: hacia una fundamentación. Bogotá: MEN. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-89869_archivo_pdf11.pdf

Ministerio de Educación Nacional (2006). Decreto 4500: Normas sobre la Educación Religiosa. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-115381_archivo_pdf.pdf

Ministerio de Educación Nacional (2015). Decreto 1075: Decreto único reglamentario del sector educación. Recuperado de http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=62510

Ministerio del Interior (1998). Decreto 354: Convenio de derecho público entre el Estado colombiano y algunas entidades religiosas cristianas no católicas. Recuperado de https://www.mininterior.gov.co/sites/default/files/decreto_354_de_1998.pdf

Páramo, P. (2010). La investigación en las ciencias sociales. Estrategias de investigación. Bogotá: Universidad Piloto de Colombia.

Peresson, M. (2004). Evangelizar Educando desde las áreas del currículo. Bogotá: Kimpres.

Peresson, M. (2016). Hacia una Educación Religiosa Escolar situacional y experiencial: Fundamentos epistemológicos, antropológicos, teológicos y metodológicos de la ERE. Bogotá: Servicio Catequístico Salesiano.

Poder Ejecutivo Nacional (1870). Decreto Orgánico de la Instrucción pública primaria. Bogotá. DOI: 10.17227/01203916.5024

Poder Ejecutivo Nacional (1886). Constitución Política de Colombia. Bogotá. Recuperado de http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=7153

Remolina, G. (2017). Los fundamentos de una ilusión. ¿Dios y la religión, ilusión o realidad? Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.

Sánchez, J. (2003). Filosofía y fenomenología de la religión. Salamanca: Secretariado Trinitario.

Tamayo, M. (2004). El proceso de la investigación científica. México: Limusa.

Torralba, F. (2010). La inteligencia espiritual. Barcelona: Plataforma Actual.

Unesco (2005). Convención sobre la protección y promoción de la diversidad de las expresiones culturales. París: Unesco. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001429/142919s.pdf

Universidad Popular Logroño. [Universidad Popular Logroño]. (2015, abril, 27). 04 Ponencia 1 Francesc Torralba. [Archivo de video]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=_kQRyohJ7qI

Vasilachis, I. et al. (2006). Estrategias de investigación cualitativa. Barcelona: Gedisa.

Zohar, D. y Marshall, I. (2001). Inteligencia espiritual: la inteligencia que permite ser creativo, tener valores y fe. Barcelona: Plaza & Janes.

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Naranjo Higuera, S. A., & Moncada Guzmán, C. J. (2019). Aportes de la Educación Religiosa escolar al cultivo de la espiritualidad humana. Educación Y Educadores, 22(1). https://doi.org/10.5294/edu.2019.22.1.6

Edição

Seção

Teoria da educação