Tendencias de investigación en los posgrados de gestión educativa en América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/edu.2019.22.2.3

Palavras-chave:

Educação superior, ensino superior, educação de pós-graduação, curso pós-universitário, pesquisa universitária, gestão educacional, América Latina

Resumo

Research Trends in Educational Management Graduate Programs in Latin America

Tendências de pesquisa nas pós-graduações de gestão educativa na América Latina

Este artigo mostra as tendências de pesquisa em mestrados e doutorados na área de gestão educativa na América Latina, a partir da revisão das linhas de pesquisa das doze melhores universidades em 2017, segundo o ranking Quacquarelli Symonds (QS). Os resultados tornam evidentes, como tendência principal, os processos de gestão acadêmica, seguidos pela gestão comunitária e diretiva, e, por último, os de gestão administrativa e financeira.

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Bartel-Narváez, M. P.Viloria-Escobar, J. de J. y Sánchez-Buitrago, J. O. (2019). Tendencias de investigación en los posgrados de gestión educativa en América Latina. Educación y Educadores 22(2), 215-233. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2019.22.2.3

Recibido: 23/08/2018

Aceptado: 13/05/2019

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Biografia do Autor

María Paola Bertel Narváez, Universidad del Magdalena

Maestrante en Desarrollo Social, Asistente de Investigación del Grupo de Investigación en Gestión Pedagógica Transformadora (GEPET), perteneciente a la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad del Magdalena

Javier de Jesús Viloria Escobar, Universidad del Magdalena

Doctorando en Educación, Administrador de empresas, Asistente de Investigación del Grupo de Investigación en Gestión Pedagógica Transformadora (GEPET), perteneciente a la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad del Magdalena

Jorge Oswaldo Sánchez Buitrago, Universidad del Magdalena

Doctor en Educación

Docente de Planta de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad del Magdalena

Director del Grupo de Investigación en Gestión Pedagógica Transformadora (GEPET), categorizado en A1 por Colciencias

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Publicado

2019-07-25

Como Citar

Bertel Narváez, M. P., Viloria Escobar, J. de J., & Sánchez Buitrago, J. O. (2019). Tendencias de investigación en los posgrados de gestión educativa en América Latina. Educación Y Educadores, 22(2). https://doi.org/10.5294/edu.2019.22.2.3

Edição

Seção

Gestión escolar