Diarios de clase: estrategia para desarrollar el pensamiento reflexivo de profesores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.2.5

Palavras-chave:

Aprendizagem experiencial, Espanha, formaçao de professor, pensamento reflexivo, prática reflexiva

Resumo

Class Journals: A Strategy for Developing Teachers’ Reflective Thinking

Diários de aula: estratégia para desenvolver o pensamento reflexivo de docentes

Este trabalho tem o objetivo de analisar a prática reflexiva como facilitadora do conhecimento prático. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa de 52 diários de aula, de autoria de estudantes do mestrado de Formação de Docentes de Ensino Fundamental e Médio, da Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha), durante 2016 e 2017. A análise mostra que os diários de aula são um instrumento eficaz para desenvolver o pensamento reflexivo dos professores, facilitar a aprendizagem experiencial e permitir o desenvolvimento de competências profissionais necessárias para o exercício docente.

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Aranda-Vega, E. M.Martín-Cuadrado, A. M. y Corral-Carrillo, M. J. (2020). Diarios de clase: estrategia para desarrollar el pensamiento reflexivo de profesores. Educación y Educadores, 23(2), 243-266. https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.2.5

Recibido: 15/04/2019

Aceptado: 06/04/2020

Publicado: 08/04/2020

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Biografia do Autor

Eva María Aranda Vega, Universidad Nacional de Educación a Distancia

Licenciada en Pedagogía

Tutora en Centros Penitenciarios. Centro Asociada de la UNED, Sevilla.

Ana María Martín Cuadrado, Universidad Nacional de Educación a Distancia

Profesora Titular Universitaria. Departamento Didáctica, Organización Escolar y Didácticas Especiales. Facultad de Educación, UNED, España

María José Corral Carrillo, Universidad Nacional de Educación a Distancia

Licenciada en Pedagogía

Diplomada en Educación Social

Diplomada en Teología Protestante Profesora de Enseñanza Religiosa Evangélica

Máster Universitario en Estrategias y Tecnologías para la Función Docente en la Sociedad Multicultural-UNED

Doctoranda de la Facultad de Educación de la UNED

Profesora Tutora en el Centro Asociado de la UNED,Sevilla.

Coordinadora del Centro de Orientación y Empleo (COIE, UNED), Sevilla.

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Aranda Vega, E. M., Martín Cuadrado, A. M., & Corral Carrillo, M. J. (2020). Diarios de clase: estrategia para desarrollar el pensamiento reflexivo de profesores. Educación Y Educadores, 23(2), 243–266. https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.2.5

Edição

Seção

Pedagogia universitária