WhatsApp e Facebook como mediação pedagógica em processos de Orientação Sócio-ocupacional
Palavras-chave:
Barranquilla, Colômbia, Orientação escolar, orientação profissional, redes sociais, TICResumo
WhatsApp y Facebook como mediación pedagógica en procesos de Orientación Socio Ocupacional
WhatsApp and Facebook as Forms of Educational Intervention in Socio-vocational Guidance Processes
DOI: 10.5294/edu.2018.21.2.1
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) produziram transformações importantes em todas as esferas da sociedade, permeando, inclusive, a educação. Os processos de Orientação Sócio-Ocupacional escolar que as instituições educativas oferecem aos seus estudantes são constituídos em espaços nos quais as TIC e as redes sociais podem ser aproveitadas. Este artigo analisa o potencial que, como mediação pedagógica, as TIC e as redes sociais virtuais exercem nos processos de Orientação Sócio-Ocupacional (OSO) de estudantes do ensino médio. Mostra os resultados do projeto e implementação de uma proposta de acompanhamento para o fortalecimento da OSO em uma instituição educativa de Barranquilla, na qual foram utilizadas essas tecnologias. A metodologia de estudo foi mista, com enfoque exploratório e descritivo, foram aplicadas técnicas de coleta de informação qualitativa e quantitativa a estudantes e orientadora. Entre as principais descobertas, comprovou-se que as TIC e as redes sociais virtuais utilizadas nos processos de OSO criam novas formas de interação e um entorno de aprendizagem enriquecido e participativo, onde é possível que todos sejam orientadores de si mesmo e apoios dos seus pares, e, assim, é transcendida a forma tradicional na qual vem sendo levado a cabo o processo de OSO nas instituições educativas.
Downloads
Referências
Abarca, S. (2013). Las redes sociales como instrumento de mediación pedagógica: Alcances y limitaciones. Actualidades Investigativas en Educación, 13(2), 1-18. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/447/44727049013.pdf
Bisquerra, R. (coord.) (1998). Modelos de orientación e intervención psicopedagógica. Barcelona: Praxis.
Botello, H. (2014). Incidencia de los programas de orientación vocacional en Colombia. Horizontes Pedagógicos, 16, 89- 97. Recuperado de https://revistas.iberoamericana.edu.co/index.php/rhpedagogicos/article/view/780/674
Castañeda, A. y Niño, J. (2005). Orientación profesional desde una perspectiva sistemática. Bogotá: Universidad Santo Tomás.
Castells, M. [Christian Hernández] (2013, junio 17). El mundo según Manuel Castells [archivo de video]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=fUodIfrX6UE
Celina-Oviedo, H. y Campo-Arias, A. (2005). Aproximación al uso del coeficiente alfa de Cronbach. Revista Colombiana de Psiquiatría, 34(4), 572-580. Recuperado de http://www.redaly c.org/articulo.oa?id=80634409
Consejo Privado de Competitividad (2014). Informe Nacional de Competitividad 2014-2015. Colombia.
De Bruijn, M. y Van Dijk, R. (2012). The social life of connectivity in Africa. Springer.
De León, T. y Rodríguez, R. (2008). El efecto de la orientación vocacional en la elección de carrera. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 5(13), 10-16. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-75272008000100004
Fitch, J. (1935). Vocational guidance in action. Nueva York: Columbia University Press.
García, A. (2009). Las redes sociales como herramientas para el aprendizaje colaborativo: una experiencia con Facebook. RE Presentaciones, Periodismo, Comunicación y Sociedad, 5, 49-59.
García, R., Moreno, J. y Torrego J. (1993). Orientación y tutoría en la Educación Secundaria: estrategias de planificación y cambio. Zaragoza: Edelvives.
Gómez, A. (2007). La utilización de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en los procesos de Orientación Vocacional y Profesional en Secundaria. XXI. Revista de Educación, 9, 143-153. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/3382/338245392005.pdf
Martínez, E. y Raya, P. (2013). El microblogging en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Una experiencia académica con Twitter. Historia y Comunicación Social, 18, 139-149. doi: 10.5209/rev_HICS.2013.v18.44232
MEN - Ministerio de Educación Nacional (2009). Deserción estudiantil en la educación superior colombiana. Metodología de seguimiento, diagnóstico y elementos para su prevención. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/sistemasdeinformacion/1735/articles-254702_libro_desercion.pdf
MEN - Ministerio de Educación Nacional (2010). Plan Sectorial. Documento No. 9. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-293647_archivo_pdf_plansectorial.pdf
MEN - Ministerio de Educación Nacional (2013a). Manual de acompañamiento en Orientación Socio-Ocupacional. Colombia. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-356514_recurso.pdf
MEN - Ministerio de Educación Nacional (2013b). Propuesta de Competencias TIC para el desarrollo profesional Docente. Recuperado de http://www.colombiaaprende.edu.co/html/micrositios/1752/articles-318264_recurso_ tic.pdf
Molina, D. (2001). Material de Apoyo Instruccional. Curso Orientación Educativa. Barinas: Unellez.
Morales Vallejo, P. (2012). Estadística aplicada a las Ciencias Sociales. Diseños que se pueden analizar mediante el contraste de medias. Madrid: Universidad Pontificia Comillas.
Muñoz, P. y González, M. (2014). Posibilidades de la web 2.0 en orientación educativa: un estudio exploratorio sobre su presencia en las web de los departamentos de orientación de secundaria. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 25(3), 36-55. doi: 10.5944/reop.vol.25.num.3.2014.13857
Obar, J.A. y Wildman, S. (2015). Social media definition and the governance challenge: An introduction to the special issue. Telecommunications Policy, 39(9), 745-750. doi: 10.2139/ssrn.2647377
Oviedo, H. y Campo, A. (2005). Aproximación al uso del coeficiente alfa de Cronbach. Revista Colombiana de Psiquiatría, 34(4), 572-580. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=80634409
Padrón, C. (2013). Estrategias didácticas basadas en aplicaciones de mensajería instantánea WhatsApp exclusiva mente para móviles (Mobile Learning) y el uso de la herramienta para promover el aprendizaje colaborativo. Revista de Tecnología de Información y Comunicación en Educación, 7(2), 123-134. Recuperado de: http://servicio.bc.uc.edu.ve/educacion/eduweb/v7n2/art09.pdf
Peña, K., Pérez, M. y Rondón, E. (2010). Redes sociales en Internet: reflexiones sobre sus posibilidades para el aprendizaje cooperativo y colaborativo. Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, 16, 173-205. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65219151010
Plan Sectorial 2010-2014. Documento No. 9. Ministerio de Educación Nacional.
Rodríguez, J., Miranda, C. y Moya J. (2001). Transición a la vida universitaria. Las Palmas: Universidad de las Palmas.
Romero, C. y Montilla, M. (2015). La utilización de las TIC en la orientación educativa: un estudio exploratorio sobre la situación actual de uso y formación entre los profesionales de la orientación. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 26(3), 78-95. doi: 10.5944/reop.vol.26.num.3.2015.16402
Rosenthal, R. (1991). Meta- analytic procedures for social research (2 ed.). Newbury Park: Sage.
Said Hung, E. y Valencia, J. (2014). Modelo de orientación vocacional para instituciones educativas en Colombia. Universidad del Norte.
Sears, S. (1982). A definition of career guidance terms: A National Vocational Guidance Association perspective. Vocational Guidance Quarterly, 31(2), 137-143.
Sobrado, L., Nogueira, M. y García, R. (2013, septiembre). Las redes sociales de internet en el ámbito de la orientación educativa y profesional. En Actas del XVI Congreso Nacional/II Internacional. Modelos de Investigación Educativa de la Asociación Interuniversitaria de Investigación Pedagógica (aidipe) (pp. 494-503). Recuperado de http://www.uv.es/aidipe/congresos/Actas_XVI_Congreso.pdf
Super, D. E. (1980). A life-span, life-space approach to career development. Journal of Vocational Behavior, 16(3), 282-298.
Traxler, J. y Kukulska-Hulme, A. (2016). Mobile Learning. The Next Generation. Nueva York, Estados Unidos de América: Routledge.
Tyler, L. (1994). La función del orientador (2 ed.). México: Trillas.
Watts, A. G. (2002). The role of information and communication technologies in integrated career information and guidance systems: A policy perspective. International Journal for Educational and Vocational Guidance, 2(3), 139-155.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.