Atitudes, hábitos e estratégias de leitura de ingressantes na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.5294/edu.2018.21.3.6Palavras-chave:
Atitude do aluno, alfabetização, alfabetização acadêmica, hábito de leitura, leitura, capacidade de leituraResumo
Actitudes, hábitos y estrategias de lectura de ingresantes a la educación superior
Reading Attitudes, Habits and Strategies of Freshmen
O presente artigo mostra a disposição relacionada à leitura que os estudantes do primeiro semestre acadêmico de formação universitária apresentam. Mediante pesquisa mista, que contemplou a criação e a aplicação do teste de autorreporte HACES, em 2017, aplicou-se o instrumento aos estudantes matriculados em diferentes programas acadêmicos da Fundação Universitária Colombo Internacional em 2017. Para a validação foram usadas técnicas de redução de dados que atendem às condições de aplicabilidade para a análise fatorial; igualmente, para medir sua fiabilidade, aplicou-se o coeficiente alfa de Cronbach. Adicionalmente, utilizou-se a técnica de grupos focais com o objetivo de complementar a informação coletada por meio do teste. Foi possível determinar que os estudantes, no momento em que entram na universidade, reconhecem a importância da leitura na formação pessoal e acadêmica, mas poucos desenvolvem um hábito leitor e poucos aplicam estratégias de leitura adequadas. Conclui-se que conhecer as atitudes, hábitos e estratégias de leitura permite que as instituições de educação superior reflitam sobre a implementação de um plano de formação e fortalecimento do hábito leitor em âmbito curricular, de acordo com as competências profissionais exigidas por um mundo globalizado.
Para citar este artículo / To reference this article / Para citar este artigo
Cardona-Puello, S. P., Osorio-Baleño, A., Herrera-Valdez, A. y González-Maza, J. M. (2018). Actitudes, hábitos y estrategias de lectura de estudiantes ingresasteis a la educación superior. Educación y Educadores 21(3), 482-503. DOI: 10.5294/edu.2018.21.3.6
Recepción: 09/03/2018
Aceptado: 28/11/2018
Downloads
Referências
Aragón, R. B. y Arias, Y. M. (2013). La lectura: actitudes y motivaciones de los estudiantes de primer semestre de la Fundación Universitaria del Área Andina. Revista Fundación Universitaria del Área Andina, 13, 58-76. Recuperado de http://revia.areandina.edu.co/ojs/index.php/Gg/article/view/343
Araújo, J. (2006). Articulación Universidad-Escuela Media. Política para la definición de competencias para el acceso a la educación superior. Documento CPRES-Secretaría de Políticas Universitarias, Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, Argentina.
Arista, S. M. y Paca, N. K. (2015). Los hábitos de lectura y la comprensión lectora en estudiantes universitarios de la especialidad de Lengua, Literatura, Psicología y Filosofía en el año 2014. Revista de Investigación Altoandina, 17(3), 379-386. DOI: 10.18271/ria.2015.137
Beneitone, P., Esquetini, C., González, J., Marty, M., Siufi, G. y Wagenaar, R. (2007). Reflexiones y perspectivas de la Educación Superior en América Latina. Informe final proyecto Tuning América Latina 2004-2007. Bilbao: Universidad Deusto.
Calderón, A. y Quijano, J. (2010). Características de comprensión lectora en estudiantes universitarios. Revista Estudios Socio-Jurídicos, 12(1), 337-364. Recuperado de https://revistas.urosario.edu.co/index.php/sociojuridicos/article/view/1195
Carlino, P. (2013). Alfabetización académica. Diez años después. Revista Mexicana de Investigación Educativa,18(57), 335-381. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/140/14025774003.pdf
Carlino, P. y Fernández, G. (2010). ¿En qué se diferencian las prácticas de lectura y escritura de la universidad y las de la escuela secundaria? Lectura y Vida, 31(3), 6-19. Recuperado de https://media.utp.edu.co/referencias-bibliograficas/uploads/referencias/articulo/fernandezycarlino2010enquesediferencianpdf-k6l7I-articulo.pdf
Castro, M. y Camargo, M. (2016). Características genéricas y estrategias de lectura. Una propuesta para la comprensión de textos académicos. En G. Bañales, M. Castelló y N. Vega (coords.), Enseñar a leer y escribir en la educación superior. Propuestas educativas basadas en la investigación (pp. 77-100). Recuperado de http://www.fundacion-sm.org.mx/sites/default/files/Ense%C3%B1ar%20a%20leer%20y%20escribir.pdf
Cerlalc-Unesco (2011). Metodología común para explorar y medir el comportamiento lector. Bogotá: Cerlalc. Recuperado de https://cerlalc.org/wp-content/uploads/publicaciones/olb/PUBLICACIONES_OLB_%20Metodologia-comun-para-explorar-y-medir-el-comportamiento-lector_v1_010111.pdf
Cerlalc-Unesco (2012). Comportamiento lector y hábitos de lectura. Una comparación de resultados en algunos países de América Latina. Recuperado de http://cerlalc.org/comportamiento-lector-y-habitos-de-lectura-3/
Conradi, K., Jang, B. G., Bryant, C. L., Craft, A. y McKenna, M. (2013). Measuring Adolescents’ Attitudes Toward Reading. A classroom Survey. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 56(7), 565-576. DOI: 10.1002/JAAL.183
Díaz, F. y Hernández, G. (2010). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista. México: McGraw-Hill.
Gil, J. (2009). Hábitos y actitudes de las familias hacia la lectura y competencias básicas del alumnado. Revista de Educación, 350, 301-322. Recuperado de http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_13.pdf
Gilardoni, C. (2006). Universitarios y lectura: Análisis cuali-cuantitativo del uso, accesibilidad y valoración de los libros. Calidad en la Educación, 25, 213-239. DOI: 10.31619/caledu.n25.260
Gordillo, A. (2015). Las tendencias de la lectura y la escritura en la educación superior en Colombia. En C. Muse (ed.), Lectura y escritura en el nivel superior (pp. 310-314). Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba.
Granado, C. y Puig, M. (2014). ¿Qué leen los futuros maestros y maestras? Un estudio del docente como sujeto lector a través de los títulos de libros que evocan. Ocnos, 11, 93-112. DOI: 10.18239/ocnos_2014.11.05
Guerra E. y Forero, C. (2015). Estrategias para el desarrollo de la comprensión de textos académicos. Zona Próxima, 22, 33-35. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=85339658004
Hernández-Sampieri, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. México: MacGraw-Hill.
Jiménez-Rodríguez, V. (2004). Metacognición y comprensión de la lectura: evaluación de los componentes estratégicos (procesos y variables) mediante la elaboración de una escala de conciencia lectora (escola). Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid.
Larrañaga, E. y Yubero, S. (2005). El hábito lector como actitud: El origen de la categoría de “falsos lectores”. Ocnos, 1, 43-60. DOI: 10.18239/ocnos_2005.01.04
McKenna, M. y Kear, D. (1990). Measuring attitude toward reading: A new tool for teachers. The Reading Teacher, 43(8), 626-639. DOI: 10.1598/RT.43.8.3
Mezzalira, M. y Boruchovitch, E. (2016). Escala de Motivação para a Leitura para Adolescentes e Jovens: Propriedades Psicométricas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(2), 1-9. DOI: 10.1590/0102-3772e32227
Ministerio de Educación Nacional (2017). Marco de Referencia Preliminar para Competencia Lectora. Bogotá: Icfes.
Molina, V. (2008). ¿Es que los estudiantes no leen ni escriben?: El reto de la lectura y la escritura en la Pontificia Universidad Javeriana. En H. Mondragón (ed.), Leer, comprender, debatir, escribir. Escritura de artículos científicos por profesores universitarios (pp. 53-62). Cali: Sello Editorial Javeriano.
Mokhtari, K. y Reichard, C. (2002). Assessing Students’ Metacognitive Awareness of Reading Strategies. Journal of Educational Psychology, 94(2), 249-259. DOI: 10.1037/0022-0663.94.2.249
Mokhtari, K., Reichard, C. y Dimitrov, D. (2018). Revising the Metacognitive Awareness of Reading Strategies Inventory (MARSI) and testing for factorial invariance. Studies in Second Language Learning and Teaching, 8(2), 219-246. DOI: 10.14746/ssllt.2018.8.2.3
Muñoz, C., Valenzuela J., Avendaño, C. y Núñez, C. (2016). Mejora en la motivación por la lectura académica: la mirada de estudiantes motivados. Ocnos, 15(1), 52-68. DOI: 10.18239/ocnos_2016.15.1.941
Nava, G. y García, C. (2009). Análisis de la cultura lectora en estudiantes universitarios. Educación, 33(1), 42-59. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44015082004
Olave-Arias, G., Rojas-García, I. y Cisneros-Estupiñán, M. (2013). Deserción universitaria y alfabetización académica. Educación y Educadores, 16(3), 455-471. DOI: 10.5294/edu.2013.16.3.4
Parales-Quenza, C. y Vizcaíno-Gutiérrez, M. (2007). Las relaciones entre actitudes y representaciones sociales: elementos para una integración conceptual. Revista Latinoamericana de Psicología, 39(2), 351-361. DOI: 10.14349/rlp.v39i2.327
Pardo, N. (2015). Estrategias autorreguladoras para la comprensión de textos académicos en los estudiantes universitarios. Horizontes Pedagógicos, 17(2), 29-38. Recuperado de https://revistas.iberoamericana.edu.co/index.php/rhpedagogicos/article/view/902
Pereda, M., Cereceda, C. y Martínez, J. (2015). Lectoescritura: literacidad y comunidad epistémica. En C. Muse (ed.), Lectura y escritura en el nivel superior (pp. 324-336). Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba.
Pérez Abril, M. y Rincón Bonilla, G. (2013). ¿Para qué se lee y se escribe en la universidad colombiana? Un aporte a la consolidación académica del país. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
Petscher, Y. (2009). A meta-analysis of the relationship between student attitudes towards reading and achievement in reading. Journal of Research in Reading, 33(4), 335-355. DOI: 10.1111/j.1467-9817.2009.01418.x
Ramírez, A., Marín, C., Ospino, L. C., Meneses, G. (2008). Estrategias lectoras en educación superior. Memorias. Revista de Investigaciones, 3(10), 66-76. Recuperado de https://media.utp.edu.co/referencias-bibliograficas/uploads/referencias/ponencia/1036-estrategias-lectoras-en-educacion-superiorpdf-R68Wv-articulo.pdf
Rivera, M. (2003). Estrategias de lectura para la comprensión de textos escritos: el pensamiento reflexivo y no lineal en alumnos de educación superior. Revista Digital Umbral, 12, 1-14. Recuperado de https://media.utp.edu.co/referencias-bibliograficas/uploads/referencias/ponencia/1070-estrategias-de-lectura-para-la-comprension-de-textos-escritos-el-pensamiento-reflexivo-y-no-lineal-en-alumnos-de-educacion-superiorpdf-0PtDd-resumen.pdf
Salazar-Ayllón, S. (2006). Claves para pensar la formación del hábito lector. Allpanchis, 66, 13- 46. Recuperado de http://eprints.rclis.org/8551/
Solé, I. (1998). Estrategias de Lectura. Barcelona: Graó.
Velásquez, J. C. y Calvache, I. (2011). Estudio sobre hábitos de lectura y escritura en el ámbito académico en el programa de zootecnia de la Universidad de La Salle. Ciencia Animal, 4, 25-39. Recuperado de https://revistas.lasalle.edu.co/index.php/ca/article/view/314
Wigfield, A., Guthrie, J. y McGouh, K. (1996). A questionnaire measure of children’s motivation for reading. Instructional Resource, 22, 1-24. Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED394137.pdf
Zanotto, M. (2016). Comprensión lectora y aprendizaje de textos académicos: hacia una lectura estratégica en el campo de las ciencias sociales. En G. Bañales, M. Castelló y N. Vega (coords.), Enseñar a leer y escribir en la educación superior. Propuestas educativas basadas en la investigación (pp. 27-51). Recuperado de http://www.fundacion-sm.org.mx/sites/default/files/Enseñar a leer y escribir.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.