Qualidade educativa e gestão escolar: uma relação dinâmica
Palavras-chave:
Qualidade da educação, Colômbia, competências do docente, formação de docentes, Gestão escolarResumo
Qualidade educativa e gestão escolar: uma relação dinâmica
Education Quality and School Management: A Dynamic Relationship
DOI: 10.5294/edu.2018.21.2.5
Na Colômbia, a gestão escolar é utilizada como ferramenta governamental para a incorporação de políticas públicas que pretendem alcançar a articulação inter-setorial e assegurar a qualidade da educação. Nessa dinâmica, a qualidade educativa aparece no cenário sem uma clara conceituação e causa fricção entre as realidades das escolas que administram expectativas e necessidades frente aos desejos do discurso oficial. Compreender as dinâmicas que propiciam tanto a gestão escolar quanto a qualidade educativa na realidade das instituições cria a possibilidade de identificar processos de melhora institucional que sejam coerentes com as reais possibilidades com as quais ela conta. A pesquisa fenomenológica, sobre a qual tratamos neste artigo, usou a análise documental e a análise semiótica para revisar dissertações de docentes. A revisão foi baseada em ferramentas da semiótica discursiva, como procedimento de análise que permite identificar modalidades que configuram o labor de docentes e diretivos, que é representado como a gestão escolar e a qualidade educativa. As descobertas mostram que a qualidade educativa não pode ser homogeneizada nem estandardizada; a partir das diferentes realidades escolares, ela é considerada mais como uma meta que como um indicador ou um resultado específico. Para a concretização de melhoras substanciais, a gestão escolar, muito além de oferecer um caminho, faz um chamado para conciliarmos posturas frente ao conhecimento das capacidades e possibilidades da instituição e das condições que a limitam.
Downloads
Referências
Arendt, H. (1996). La crisis en la educación. En: Entre el pasado y el futuro. Ocho ejercicios sobre la reflexión política. Barcelona: Península.
Barnett, R. (2002). Claves para entender la universidad en una era de supercomplejdidad. Barcelona: Ediciones Pomares.
Barriga, C. (2007). Acerca del carácter científico de la pedagogía. Tesis doctoral en Educación. Repositorio Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Facultad de Educación.
Casassus, J. (1999). Lenguaje, poder y calidad de la educación. En: Proyecto principal de educación en América Latina y el Caribe. Chile: Unesco-Orealc.
Casassus, J. (2000). Problemas de la gestión educativa en América Latina (la tensión entre los paradigmas de tipo A y el tipo B). Unesco.
Chanlat, J. (2006). Ciencias sociales y administración. Medellín: Universidad Eafit.
Chiavenato, I. (2007). Introducción a la teoría general de la administración. México: McGraw-Hill Interamericana.
Chomsky, N. (2007). La (des)educación. Barcelona: Planeta.
Cortina, A. (2007). Ética de la razón cordial: Educar en la ciudadanía en el siglo XXI. Oviedo: Nobel.
Ezpeleta, J. (1997). Algunos desafíos para la gestión de las escuelas multigrado. Revista de Educación, 15, 101-120. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1020263
Fierro, M. (1998). La participación de los maestros en procesos de innovación desde la escuela: un desafío de la reforma educativa mexicana. Cero en Conducta, 14(47): 51-74. Recuperado de https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/60002
Freire, P. (2005). La educación en la ciudad. México: Siglo XXI. Gómez-Yepes, R. (2010). Calidad educativa: más que resultados en pruebas estandarizadas. Educación y Pedagogía, 38, 75-89. Recuperado de http://www.humanas.unal.edu.co/iedu/files/4714/3351/6065/Gomez_2004.pdf
Greimas, A. J. y Courtes, L. (1990). Semiótica, diccionario razonado de la teoría del lenguaje. Madrid: Gredos.
Guilles, D. (1999). Qué es la filosofía. Barcelona: Anagrama.
Kant, I. (2001). Crítica del juicio. Madrid: Espasa.
Laval, C. (2003). La escuela no es una empresa. París: Decouverte.
Martínez Boom, A. (2013). Lecciones para diferenciar conceptos, historias y debates [videograbación]. Universidad Pedagógica Nacional, Cátedra Doctoral Educación y Pedagogía, 75 minutos. Recuperado de https:// www.youtube.com/watch?v=K45B-E-7A0I
Max-Neef, M. (1998). Desarrollo a escala humana. Barcelona: Icaria. Meirieu, P. (2004). En la escuela hoy. Barcelona: Octaedro.
Melich, J. (1994). Del extraño al cómplice. La educación en la vida cotidiana. Barcelona: Anthropos.
MEN - Ministerio de Educación Nacional (2006). Plan Nacional de Educación 2006-2016. Pacto social por la educación. Bogotá: MEN.
MEN - Ministerio de Educación Nacional (2016). Plan Nacional de Educación 2016-2026. El camino hacia la calidad y la equidad. Bogotá: MEN.
Namo de Mello, G. (2013). Nuevas propuestas para la gestión educativa. Biblioteca para la actualización del maestro. Recuperado de https://yessicr.files.wordpress.com/2013/06/namo-de-mello.pdf
Navarro, M. (2005). La gestión escolar: conceptualización y revisión crítica del estado de la literatura. Universidad Pedagógica de Durango. Maestría en Desarrollo Educativo. Línea en Gestión Pedagógica. Recuperado de http://ww2.educarchile.cl/UserFiles/P0001/File/Gesti%C3%B3n%20escolar-esc.%20b%C3%A1sica.pdf
Ocaña, A. (2017). Configuración epistémica de la pedagogía. Tendencias que han proliferado en la historia de la educación. doi: 10.19053/01227238.7570
Orealc (1995). Los sistemas de medición y evaluación de la calidad de la educación. Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación. Documentos 2. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001836/183651s.pdf
Ríos, T. (2005). La hermenéutica reflexiva en la investigación educacional. Revista Enfoques Educacionales, 7 (1). Recuperado de http://www.facso.uchile.cl/publicaciones/enfoques/09/Rios_N7_2005.pdf
Rosales, J. (2006). Representación de la cultura de sí y de la cultura del otro en el discurso educativo universitario en Colombia. Análisis Semiótico. Tesis doctoral en Ciencias del Lenguaje, Universidad de Limoges, Facultad de Letras y de Ciencias Humanas. Limoges, Francia.
Savater, F. (1997). El valor de educar. Bogotá: Ariel.
Sennett, R. (2009). El artesano. Barcelona: Anagrama.
Schmelkes, S. (1998). Investigación educativa y gestión escolar: ¿Un binomio ejemplar? Caleidoscopio, 3.
Zuluaga, O., Sáenz O., Quiceno, H., Martínez, A., Echeverri, J. y Álvarez, A. (2011). Pedagogía y epistemología. Bogotá: Magisterio.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Esta revista e os seus artigos estão publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Você tem o direito de compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Para que isto ocorra: você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; você não pode usar o material para fins comerciais; e, se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.